Smith&Co


  • ceramica-baiote

A cerâmica Baiote-Diola
da Guiné-Bissau



Documentando os usos e significados de uma tradição em extinção



Este projeto buscou documentar o conhecimento e as práticas relacionadas à produção de cerâmica pelo povo Baiote-Diola da Guiné-Bissau. De acordo com estudos arqueológicos, existe uma tradição ceramista regional que remonta há pelo menos 2000 anos, profundamente enraizada em todos os aspectos do modo de vida Diola, cujas etapas de produção incorporam muitos elementos do saber tradicional. Desde os usos práticos e simbólicos dos próprios objetos de cerâmica até os aspectos materiais das relações humanas e não humanas, como a busca por matérias-primas, as escolhas técnicas envolvidas em cada etapa da produção, os usos cerimoniais da cerâmica e até mesmo o gerenciamento e descarte de cada artefato. Esse saber está essencialmente ligado ao universo feminino, pois são as mulheres de gerações anteriores que o transmitem às mais jovens, em um processo associado à construção coletiva da identidade.



Produzir um artefato cerâmico exige conhecimento profundo na seleção, coleta e preparação dos materiais, além do domínio das diversas técnicas de modelagem, decoração e queima. Embora práticas cerâmicas análogas existam em diferentes povos ao redor do mundo, são as ceramistas de cada comunidade, com seus gestos, escolhas e modos de fazer transmitidos entre gerações, que desenvolvem particularidades capazes de conferir estilos próprios e revelar tradições distintas.

​Conheça a ancestral técnica de fabricação cerâmica dos Povos Baiote-Diola da Guiné-Bissau



Etapas da fabricação da cerâmica Baiote





Coleta da Lama



Seleção das conchas de ostras



Fragmentação das conchas



Mistura das conchas moídas com a lama



Fabricação do pote cerâmico



Decoração do pote cerâmico



Queima das peças cerâmicas



Envernização



Peças Prontas



Projeto financiado pelo Programa Endangered Material Knowledge Programme (EMKP) do British Museum


Site do projeto:
https://www.emkp.org/ceramic-knowledge-among-the-bayot-jola-of-guinea-bissau-documenting-the-usages-and-meanings-of-a-disappearing-tradition/


Equipe responsável:
Bruno Pastre Maximo, Marilia Oliveira Calazans, Leonardo Cardoso e Angelo Marcelo Vasco



A cerâmica Baiote-Diola da Guiné-Bissau

Usos e significados de uma tradição em extinção


Acessar